Home / Bits & Viagens / Bits & Viagens: Skytrax

Bits & Viagens: Skytrax

skytrax

Há dois meses atrás, preparando a viagem a Cuba, com voos Virgin Atlantic,  recebo um e-mail desta empresa: tenho uma semana para aproveitar uma generosa oferta… escolher os meus lugares nos voos sem qualquer taxa. Olha, boa. E agora, que assentos me convêm? O diagrama do avião é complexo… é um Boeing 747. Dois andares. Está bem que para o piso de cima só mesmo os endinheirados, mas mesmo assim fico com um vasto piso cheio de lugares… muitos mesmo… e sem ideia de quais serão as melhores escolhas.

Foi neste contexto que encontrei este website: Skytrax. Ou airlinequality. Das duas uma. Porque o logotipo é do primeiro, mas o nome do domain é do segundo. Seja como for, trata-se de um website onde existem críticas de viajantes sobre uma série de aspectos relacionados com viagens aéreas. Companhias Aéreas, aeroportos e até, imagine-se, análises detalhadas dos melhores lugares em cada tipo de avião.

Existe também uma secção com conselhos gerais que se revelam uma óptima leitura, especialmente para os viajantes menos experientes. Por exemplo, pode aprender muita coisa sobre os prós e os contras dos diversos lugares de uma aeronave e como os escolher.

A Skytrax vai mais longe, faz a sua própria avaliação, baseada num claro critério de análise. De 5 a 1 estrelas, classifica as principais companhias aéreas (Ryanair surge com 2 estrelas; Easyjet, Wizzair e TAP com três estrelas) e os aeroportos mais utilizados, embora nesta categoria a lista seja algo limitada (e atribuir 3 estrelas a Barajas deixa-me apreensivo).

Para nós, utilizadores, é uma fonte de informação preciosa em duas dimensões: temos acesso às impressões dos viajantes, por vezes mais emocionais, mais discordantes entre si, mas em quantidade geralmente suficiente para se conseguirem tirar ilações; por outro lado as conclusões alcançadas pela própria Skytrax.

Descobrir este website deu-me uma ferramenta importante para ponderar futuras decisões, e, de certa forma ajudou-me na decisão da altura: escolhi duas cadeiras bem para trás na cabine do 747. Descobri que o espaço era maior e não estavam assim tão perto da casa-de-banho do fundo do corredor, e ainda por cima não há mais ninguém na pequena linha.

Já agora, passei também pelo Seat Expert, que pode dar alguma ajuda nestas decisões.

 

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Acesso Wi-Fi em Aeroportos

Uma base de dados dinâmica sobre acessos Wi-Fi em aeroportos de todo o mundo.

CDC: a consulta de viajante online?

Um completo website norte-americano que poderá, em alguns casos, poupar uma ida à consulta do viajante. Afinal é aqui que é editado o Yellow Book, a fonte de informação dos clínicos de viagem por quase todo o mundo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *