Home / Bits & Viagens / Bits & Viagens: Trivago
Pesquisa básica para a minha próxima viagem ao Vietname

Bits & Viagens: Trivago

Pesquisa básica para a minha próxima viagem ao Vietname
Pesquisa básica para a minha próxima viagem ao Vietname

Existem websites de reservas que parecem dominar o mercado. Quando procuro um hostel, penso logo no Hostelworld.com. Quando preciso de um alojamento mais convencional, penso no Booking.com. Mas porque não ser um pouco mais racional e procurar algo que reúna todas as propostas do universo daqueles websites de reservas? Algo que funcione para o segmento de alojamento assim como o Skyscanner para o de viagens aéreas? E é mais ou menos isto que faz a Trivago, uma empresa alemã, baseada em Dusseldorf, mas com uma presença global.

No website da Trivago o viajante só tem que escrever o local onde procura alojamento. O motor de buscar pesquisará a oferta, consultando cerca de 200 websites de reservas que incluem mais de 700 mil estabelecimentos hoteleiros, incluindo, lá está, o Hostelworld e o Booking.

O processo é extremamente simples… introduzir a cidade (ou país, ou região) em que se planeia pernoitar e fornecer as datas em questão. Rapidamente se obtém uma listagem, que pode posteriormente ser trabalhada através de uma combinação de filtros. Por exemplo, com um limite de preço, um ratio de satisfação de clientes determinado, ou uma classificação por estrelas. Depois, claro, pode-se ver informação detalhada sobre cada estabelecimento, localização em mapa, preços de reserva nos vários websites. Por fim, quando está decidido onde ficar, pode-se proceder para a página de reserva, sempre numa agência de reservas, nunca na Trivago, porque esta assenta o seu modelo de negócio na pesquisa, não tratando dos bookings.

Um detalhe dos filtros
Um detalhe dos filtros

E aspectos menos bons? Nada de significativo, pelo menos que seja evidente. O design da página poderia ser bem melhor, e sob diversos aspectos. Mas isso é um problema menor, assim como o é a tradução para português, também ela com espaço para melhorias. O que interessa é que o utilizador pode obter mais informação e conseguir poupar uns Euros no planeamento da viagem que se aproxima.

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Acesso Wi-Fi em Aeroportos

Uma base de dados dinâmica sobre acessos Wi-Fi em aeroportos de todo o mundo.

CDC: a consulta de viajante online?

Um completo website norte-americano que poderá, em alguns casos, poupar uma ida à consulta do viajante. Afinal é aqui que é editado o Yellow Book, a fonte de informação dos clínicos de viagem por quase todo o mundo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *