Home / Viagens / República Checa / Praga / E uma nova etapa se inicia…

E uma nova etapa se inicia…

Após dois anos num estado de semi permanência em Praga, chegou a altura de iniciar uma nova etapa na minha relação com esta cidade, com este povo, com este país. Foram cerca de doze meses a calcorrear trilhos, cantos esquecidos, paragens abandonadas, paisagens de sonho… e durante todo este tempo a informação foi sendo absorvida, o conhecimento acumulou-se. Em suma, modéstias colocadas de parte, tornei-me um conhecedor. E como o corpinho precisa de alimento e outros luxos, os olhos precisam de viajar e ver outras paragens, decidi financiar esta rica vida com um novo negócio: voilá, agora guio passeios na República Checa. Por caminhos onde nunca um turista chegou. Bem longe das grandes atracções turísticas.

A ideia nasceu em redor de uma mesa e de umas poucas cervejas. Era o fim de um dia pleno para um grupo de amigos. Durante o dia, tinham andado por ali, em busca de um par de castelos medievais, na paisagem verdejante da Primavera checa. E, nessa noite, foi criado o projecto Czech Fun Fan.

Pretendemos mostrar cantinhos perdidos, que se mantêm virgens perante o afluxo constante de turistas. Explorar locais assombrosos, como ruínas industriais e militares, erigidas em todo o seu esplendor socialista, e agora votadas ao abandono. Trilhos de montanha que se estendem por entre imponentes maciços rochosos, plenos de vida selvagem. Queremos mostrar um país ainda por descobrir, partilhar as maravilhas do queijo checo empurrado com uma fresca cerveja local, em locais onde provavelmente nunca um estrangeiro entrou antes.

Especial atenção é colocada nos pequenos detalhes que fazem a diferença: porque adoramos partilhar os segredos que conhecemos com pessoas que os sabem apreciar, os nossos programas não se resumem às visitas papagueadas. Quando saímos com um grupo, não esperem de nós o papel de cicerone escolástico. Recusamo-nos a decorar os factos e datas, as curiosidades que são habitualmente debitadas a grupos de turistas boquiabertos. Em vez disso, fazemos o nosso melhor para vos fazer chegar ao país profundo, com mão segura, escolhendo os melhores meios de transporte, indicando inequivocamente os trilhos a seguir, enquanto conversamos sobre a experiência de vida neste país, a natureza do povo, a sua história e aspirações. Tudo isto acompanhado de dicas e orientações para o resto da estadia em Praga.

E aqui está: http://www.czechfunfan.com

 

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Janeiro-Fevereiro 2011 – Um dia em Brno, uma semana em Praga

  Depois de três anos basicamente a viver em Praga, é de certa forma surpreendente ...

Cáucaso, Praga – Berlim, 17 de Maio de 2010

A viagem ao Cáucaso iniciou-se de forma espontânea e algo explosiva. Estava no calor do ...

Um comentário

  1. Boa sorte nesta tua nova aventura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *