Home / Livros / Livros: Backpacked: A Reluctant Trip Across Central America

Livros: Backpacked: A Reluctant Trip Across Central America

backpacked

Este é um livro divertido, cujo sucesso, como qualquer produto que assente no humor, está dependente da sintonia entre o sentido de humor do autor e do receptor, que no caso será o leitor. Backpacked: A Reluctant Trip Across Central America é o diário de uma viagem não desejada. Catherine é uma jovem irlandesa que deu consigo a viver na Florida. E de forma mais inesperada ainda foi arrastada nesta viagem pela América Central, um destino que nada lhe diz. Para piorar ainda mais a sua infelicidade, a sua companheira de viagem, que não poderia ter uma personalidade mais diferente, não aceitaria nada mais nada menos do que um trajecto de mochila às costas, cheio de improviso e de aventuras. Duas palavras que Catherine abomina.

Decidi comprar esta obra por duas razões: primeiro, porque ando a preparar uma viagem pela América Central; segundo porque… estava a custo zero (versão para Kindle). Bom, a verdade é que estava, vagamente, na minha lista de compras, mas há algumas probabilidades de que nunca o tivesse adquirido se fosse necessário pagar o preço de catálogo. Com esta displicência, quando recebi o livro no meu e-reader e o abri para dar uma vista de olhos, não esperava mais do que ler umas poucas páginas.Comecei a ler e não consegui parar. Aquilo que era suposto ser uma sumária vista de olhos antes de pousar o Kindle na mesa de cabeceira e de apagar a luz transformou-se numa noitada que se estendeu até às duas da manhã. Ia na página 55.

Já se imagina que aconselho este livro como leitura ideal de verão: as páginas vão-se passando sem se dar por isso, de forma leve, inspirando muitos sorrisos e até umas quantas gargalhadas ocasionais. As aventuras e desventuras de Catherine pela América Central são divertidas, e o estilo da sua prosa contribui muito para a boa disposição com que se fecha o livro após cada sessão de leitura.

As suas reflexões sobre os inconvenientes de se viajar fora da área de comforto – que no caso da autora é muito estreita – são impagáveis. E, claro, a sua amiga de infância e os termos emq ue a autor a descreve não contribuem em nada para a tranquilidade da pobre Catherine. O unico senão da obra: afinal de contas não se aprende com ela muito sobre viajar na América Central. Apenas sobre os ambientes de alguns pontos turísticos e sobre o perfil dos que os por lá param.

O livro não está editado em Portugal, mas pode ser adquirido na Amazon na sua versão impressa ou para Kindle. Provavelmente os utilizadores de Kobo poderão encontrar a obra no catálogo de e-books da FNAC.

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Livros: A Volta ao Mundo em 80 Dias

A Volta ao Mundo em 80 Dias é um dos grandes clássicos da literatura de viagens, tendo inspirado múltiplas produções a diversos níveis: cinema, televisão e mesmo outros livros.

Livros: Mirrors of the Unseen – Journeys in Iran

As estórias de um inglês apaixonado pelo Irão, das pessoas que encontra e das experiências que vive em demanda da sua pesquisa arquitectónica.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *