Home / Noticias das Viagens / Novidades Ryanair Online

Novidades Ryanair Online

ryanair-website

Às vezes gosto de me pôr por ai a pensar. E muitas vezes o alvo de reflexões foi a linha que a Ryanair tem seguido no que toca a presença online. Quase invariavelmente as coisas são mais complicadas do que as imaginamos, e quando opinamos muito, é frequente que estejamos sobretudo a dizer disparates sem conhecimento de causa. Dito isto, tenho que admitir seguidamente que nunca compreendi porque razão a Ryanair adoptou uma posição na sua presença online digamos… tão rasca. É mesmo esta palavra, não há como a adoçar.

O website, elemento fulcral da empresa, sobretudo de uma empresa com a vocação e mercado da Ryanair, sempre foi feio e disfuncional. E se assim nasceu, ainda mais complicado se tornou quando foi implementado o sistema de “captcha”, aquela coisa que nos obriga a inserir os códigos que nos são apresentados antes de prosseguirmos a nossa consulta. Eu não sei mas posso imaginar algumas das razões que a empresa terá alegado. Contudo, posso garantir algo: nenhuma dessas razões se aplica unicamente à Ryanair e, contudo, a Ryanair foi a única empresa a agredir os seus clientes com este sistema disfuncional. De novo digo que não sei mas posso imaginar… as quebras nas vendas resultantes do bloqueio à consulta de uma empresa cujos resultados comerciais se prendem com a compra por impulso, de viajantes que não adquirem bilhetes para onde querem ir, mas sim para onde descobrem haver boas oportunidades de compra.

Fora isto, todo o website Ryanair foi e é desadequado. Funciona mal, está pessimamente desenhado. Chego a pensar que é estranhamente intencional, para funcionar na mesma frequência de onda do mau serviço operacional da empresa. E neste ponto quero colocar uma nota de esclarecimento: não sou um crítico da Ryanair mas sim, e por enquanto, um fã! Compreendo que as coisas têm um preço, e se me é dada a oportunidade de atravessar a Europa com o mesmo dinheiro que tenho que dar para ir até Lisboa de comboio, não poderei estar à espera das obsoletas mordomias que no tempo da Maria Cachucha caracterizavam as companhias aéreas. Essa é uma forma de estar no negócio que tem os dias contados, mas isso já é assunto para um outro artigo qualquer.

O que vinha aqui contar é que parece que a Ryanair percebeu finalmente que tem estado a trilhar caminhos bem errados. Segundo parece, em Dezembro será apresentado um novo design do seu website. E desta vez, para variar, não acredito que possa passar de cavalo para burro, porque desde sempre que esteve no fundo. Dificilmente poderá ficar pior. Ah! E com este novo design, diz -se, os famigerados “captcha” passarão a ser coisa do passado. Aguardemos para ver que mais novidades chegarão.

Por outro lado, a partir de Outubro estará disponível a app para smartphones e tablets. Esperem! Eu disse, “estará disponível”? Não… queria era dizer… estará disponível de forma gratuita. E sim, é verdade… só mesmo a Ryanair para se lembrar de cobrar por uma app, e logo 3 Eur, que é  o que ainda custa no momento em que escrevo estas linhas.

Para terminar, sem especial entusiasmo, porque é coisa que não uso: a Ryanair aderiu ao Twitter. Se está lá, pode começar a seguir a empresa. @Ryanair.

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Novas Politicas de Bagagem da Wizzair

As novas condições de bagagem da Wizzair, a entrar em vigor a 29 de Outubro de 2017.

Low Cost: Wizzair passa a voar Lisboa – Sófia

Uma nova rota desde Lisboa anunciada pela Wizzair.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *