Home / Noticias das Viagens / Avanços na Luta Contra a Malária

Avanços na Luta Contra a Malária

malaria

Poderá parecer bizarra a publicação de artigos da área da saúde num blog dedicado ao mundo das viagens, mas a malária ou paludismo tem um impacto tão grande no viajante que parte para paragens tropicais que se torna uma matéria de grande interesse para quem anda por este mundo fora.

Em Julho de 2013 escrevi um artigo sobre a malária e viagens. Um mês depois saiu uma notícia sobre uma possível vacina contra esta enfermidade. Agora há mais novidades. Uma equipa internacional desenvolveu uma droga que actuou eficazmente num organismo infectado pela doença, reduzindo os vestígios do vírus a níveis residuais em apenas vinte e quatro horas, reduzindo a presença da infecção em 80% nas primeiras vinte e quatro horas.

Os testes foram efectuados com ratos de laboratório, estando agora prevista a inoculação de humanos. Esta droga estimula o sistema imunitário a destruir os glóbulos vermelhos infectados, poupando os que estão saudáveis.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma criança morre a cada hora devido à malária, e isto apenas no continente africano. A infecção é também uma preocupação para os viajantes, com extensas áreas do globo, em zonas tropicais, a colocarem riscos. A investigação tem sido liderada pelo St Jude Children’s Research Hospital. Mais detalhes sobre a investigação podem ser encontrados num artigo publicado pela Science Daily.

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Notícias do Mundo Low Cost

Peço desculpa por algum as destas notícias já serem antigas, mas mais vale tarde do ...

Importante: Nova Política de Bagagem da Ryanair

Novas regras de bagagem da Ryanair em vigor a partir de 1 de Novembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *