Home / Bits & Viagens / CDC: a consulta de viajante online?

CDC: a consulta de viajante online?

cdc

O CDC – Centers for Disease Control and Prevention – é uma credenciada autoridade de saúde norte-americana, fundada em 1946 e responsável pela edição, bianual, do Yellow Book, a fonte de consulta de clínicos de viagem por quase todo o mundo.

O visitante poderá consultar na íntegra essa publicação, encontrando informação de elevada qualidade sobre saúde em viagem. Se o leitor quiser adquirir mesmo a última edição do livro, feita em 2016 à data em que escrevo o artigo, poderá fazê-lo, por exemplo, na Book Depository, preparando para isso cerca de 45 Eur, uma quantia nada mal investida neste volume de quase setecentas páginas. Se quiser poderá instalar o livro como uma app, para Android ou para iOS, devendo procurar por CDC2016.

Mas pode ler online, tendo acesso à integra da obra, desde os capítulos mais genéricos que falam de coisas tão interessantes como a percepção de risco do viajante, passando pela abordagem detalhada das patologias mais comuns pelo mundo distante, e terminando na indexação, país por país, das ocorrências desses problemas. Encontra-se também no website informação de qualidade relativa aos mais recentes desenvolvimentos na área da saúde, especialmente útil em momentos de “outbreaks”.

Esta última parte será melhor consultada noutra área do website, actualizada em tempo real, onde é estruturada de forma clara e concisa a informação que o viajante necessitará, especialmente as vacinas recomendadas com anotações. Nesta secção podemos mesmo fazer a consulta numa perspectiva de viajante ou de médico, com esta última a apresentar informação mais técnica. Para casos de rotina, por exemplo, se o viajante quer apenas saber que vacinas estão aconselhadas para determinado destino, esta consulta online poderá mesmo substituir a ida à consulta da medicina de viagem. Até porque em questões de segurança e saúde as instituições norte-americanas não facilitam nada.

 

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Acesso Wi-Fi em Aeroportos

Uma base de dados dinâmica sobre acessos Wi-Fi em aeroportos de todo o mundo.

Antes de comprar uma viagem, verifique: Airline Equality e Skytrax

O website Airline Equality é uma ferramenta preciosa em caso de dúvida ou indecisão. Para ...

3 comentários

  1. Grande dica.
    As consultas de viajante são caras e na maior parte dos casos desatualizadas.
    Acredito mais neste site do que no que o que me dizem cara a cara.

  2. Sensacional esse site. Gostei tanto que vou compartilhar! Não conhecia e achei super útil para saber as epidemias e prevenção para os locais onde estamos viajando, obrigada por compartilhar tão preciosa informação.

    bjs
    Dani Bispo

    http://www.comerecocaresocomecar.com.br

  3. Alguns hospitais oferecem centro de informações de saúde e vacinas para turistas. Esta publicação é bastante útil para eles. Bom para o viajante se preparar com vacinas e cuidados no destino.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *