A Google anunciou que a nova versão do seu popular software de mapas para Android deixa de forçar o utilizador a ter acesso à Internet para funcionar em pleno. O anúncio foi feito nesta Terça-feira e explica que se até agora era possível fazer uma utilização limitada do Google Maps offline, a partir desta mais recente versão – já disponível para download – o utilizador poderá puxar na íntegra os segmentos dos mapas que lhe interessem e a partir daí ter total acesso às funcionalidades do software.
Alguns dos aspectos que até ao momento não estavam ao alcance dos utilizadores caso não tivesse uma ligação à Internet seria a execução de pesquisas e o acesso à informação sobre locais, como por exemplo, os horários de funcionamento de um museu ou de um estabelecimento comercial. Contudo, talvez para limitar o (já enorme) tamanho dos ficheiros a puxar, a Google não inclui críticas aos locais escritas pelos utilizadores e fotos enviadas por estes. E, claro, não é possível ver o modo Satélite – nem seria de esperar, considerando a enorme quantidade de dados que isso implicaria.
Os utilizadores de iOS terão que esperar um pouco mais, mas a Google garante que pretende trazer as mesmas melhorias para o universo Apple muito em breve.