Home / Bits & Viagens / Bits & Viagens: MTP

Bits & Viagens: MTP

mbt

MTP é o acrónimo de Most Traveled People. MostTraveledPeople.com é o website. Trata-se de um projecto que creio ser já bastante antigo (a considerar pelo aspecto obsoleto do design) dedicado aos maluquinhos das viagens que tenham também algum interesse por estatísticas e rankings, como calha a ser o meu caso.

O registo e utilização são gratuitos, o que poderá atenuar um pouco a crítica à péssima performance do servidor, que faz com que usar este website seja um pesadelo. Mas, como diz o povo, quem corre por gosto não cansa, e com alguma paciência é possível navegar pelo MTP.

A primeira coisa a fazer é introduzir os nossos dados, que é como quem diz, as nossas conquistas enquanto viajantes… onde é que já se esteve? Por vezes países não bastam… há que esmiuçar, indicar as regiões… quase sempre de uma forma bizarra…. porque é que a Polónia é apenas Polónia mas a África do Sul tem regiões? É evidente que do ponto de vista das contagens e dos rankings, que têm o valor que têm mas que neste website são tudo, quem for à África do Sul e der uma volta pelo país fica com muita vantagem sobre quem fizer o mesmo na Polónia. É um bocado absurdo, como o é que São Tomé conte uma unidade e Principe conte outra, mas Malta valha por Malta e Gozo. Uma curiosidade: apenas trinta e oito pessoas inscritas visitaram os 193 países reconhecidos pelas Nações Unidas. Destas, apenas três são do sexo feminino, e no clube dos totalistas encontram-se dois portugueses.

Há também a contagem de Unesco Heritage Sites visitados. Aqui nada a dizer, é linear. E existe ainda uma série de estatísticas para quem gosta destas coisas. Pode-se ver o clássico mapa mundo com os países visitados coloridos a verde, ou, se quisermos seguir a contagem por territórios, um mapa baseado em Google Maps que mos mostra a situação pessoal nesta perspectiva.

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Acesso Wi-Fi em Aeroportos

Uma base de dados dinâmica sobre acessos Wi-Fi em aeroportos de todo o mundo.

CDC: a consulta de viajante online?

Um completo website norte-americano que poderá, em alguns casos, poupar uma ida à consulta do viajante. Afinal é aqui que é editado o Yellow Book, a fonte de informação dos clínicos de viagem por quase todo o mundo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *