Home / Viagens / # Balcãs 2010 / Bulgária e Roménia – Aproximação

Bulgária e Roménia – Aproximação

O Papaléguas prepara-se para mais uma expedição europeia, desta feita lá para os lados dos Balcãs. Vai ser um mês inteirinho, bastante itinerante e pleno de improvisação. A ideia materializou-se um dia, nem sei bem quando, nem porquê. Nasceu utópica, com a presunção de meter quase todos os Balcãs em trinta dias. O “plano” era iniciar o périplo na Eslovénia, passando sucessivamente por Croácia, Sérvia, Bulgária, Roménia, Moldávia, terminando na Ucrânia. Agora, depois de estudar a parte do projecto que se consolidou, compreendo o absurdo. Pois estas quatro semanas mal darão para visitar a Bulgária e a Roménia! Ando de tesoura em punho, a cortar aqui e acolá as anotações feitas para estes dois países, numa fase de negação da impossibilidade de meter o nariz em todo o lado.

Há uns dias chegaram os guias, Rough Guides, que tinha encomendado. Antes, andava com o DK da Bulgária, mas de facto, aquela série é a imagem acabado do dizer popular “muita parra, pouca uva”. Tanta imagem e bonequinho, mas tão pouca informação que até doi. Um par de dias de leitura e está tudo absorvido. Já estes Rough Guides (Bulgaria e Romania) dão outra perspectiva, mais detalhada. Pelo meio ainda andei com os PDF dos Lonely Planet para estes dois países, mas de facto continuo convicto que a pseudo-qualidade Lonely Planet anda muito inflacionada.

O arranque será a 29 de Setembro, e depois de uma noite passada em Madrid, chegarei a Sofia às primeiras horas do dia 1. Dai para a frente, serei eu e a mochilinha, pequena, como se quer. Até lá continuará o estudo, que me tem mantido entusiasmado. Talvez de todas as viagens que já fiz esta seja a que me esteja a deixar mais “em pulgas”, no bom sentido. O meu imaginário da Bulgária foi-se formando ao longo de todos estes anos, sobretudo na infância… vejo um país de contrastes, uma divisão entre o mundo europeu e o mundo asiático, a linha de séculos entre os “nossos” impérios e os Otomanos. Pelo meio entram as imagens dos álbuns de Tintim, sobretudo O Ceptro de Otokar e Rumo à Lua, cujas aventuras se desenrolam obviamente na Bulgária.

O orçamento para esta viagem definiu-se de forma simples: uma vez que não estarei em Praga e não precisarei de pagar a renda, essa verba reverte para esta viagem e é tudo: 240 Euros. Para 30 dias, incluindo tudo.

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Dois dias para chegar a Istanbul

A partida de Faro. De autocarro, para Sevilha, numa tarde assim tristonha de um Outubro ...

Saragoça – 18 a 21 de Março 2013

A origem da viagem resume-se bem: tudo começou quando dei com uma reportagem fotográfica de ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *