Home / Noticias das Viagens / Bielorrússia dá primeiro passo na abolição de vistos…

Bielorrússia dá primeiro passo na abolição de vistos…

minsk-03

Visitar a Bielorrússia tem sido sempre um problema para o viajante. A política de vistos deste país é tradicionalmente bem apertada, na linha do que sucedia na antiga União Soviética, onde se incorporava. O Cruzamundos teve a sorte de conseguir visitar durante o Mundial de Hóquei no Gelo, mas exceptuando essa ocasião, entrar no país tem sido caro e complicado. Agora, e na sequência de uma notícia aqui anteriormente avançada, o país anunciou formalmente o seu primeiro passo para a abolição de vistos.

Para já existem limites severos: o turista só pode permanecer na Bielorrússia durante cinco dias, e terá que chegar e partir pelo aeroporto internacional de Minsk. Nada de entradas pelas fronteiras terrestres, que seriam potencialmente as que teria mais interesse, porque o país se enquadra bem nas deambulações pela Europa Central  e de Leste e porque os voos para lá não são operados por nenhuma companhia low cost.

Este levantamento condicionado da necessidade de tirar um visto aplica-se a cidadãos de oitenta países, incluindo todos os que fazem parte da União Europeia e o Brasil.Contudo existem mais condições: o viajante terá que apresentar prova de bilhete de volta até cinco dias depois da chegada, de seguro de saúde e dinheiro no valor de 43 rublos nacionais por cada dia de permanência.

Importante: ninguém poderá entrar em voos provenientes da Rússia e muito menos com bilhete de saída para a Rússia. E isto porque a Bielorrússia tem fronteira aberta com a Rússia, uma espécie de mini espaço Schengen, e sendo de outra forma a situação seria complicada. Aliás, mais avanços na liberalização das condições de visita colidirão com esta situação e certamente que a Rússia não será muito permissiva com estas questões.

Parece que o presidente Lukashenko já assinou o projecto de lei, que entrará em vigor um mês após a sua publicação oficial.

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Novas Politicas de Bagagem da Wizzair

As novas condições de bagagem da Wizzair, a entrar em vigor a 29 de Outubro de 2017.

Ryanair sob Investigação: Atribuição de Lugares no Avião

Alegações recentes sob o funcionamento de atribuição de lugares pelo sistema da Ryanair levaram a BBC a iniciar uma investigação sobre este problema.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *