Home / Livros / Livros: Elephant Complex: Travels in Sri Lanka

Livros: Elephant Complex: Travels in Sri Lanka

Como tantas vezes sucede nas minhas leituras sobre viagens, abordei este livro no âmbito da preparação de uma expedição pessoal, desta vez ao Sri Lanka. Na realidade descobri-o quando passava aos olhos por umas listas e fiquei logo cheio de ganas de o ler. É que o autor, John Gimlette, tinha escrito um livro que simplesmente adorei, sobre o Paraguai, que teve o poder de me deixar em pulgas para visitar aquele país sul-americano: At the Tomb of the Inflatable Pig – Travels Through Paraguay.

Bem, não foi preciso muito tempo para perceber que este Elephant Complex era um caso diferente. Vamos lá ver, não é um mau livro, é simplesmente diferente. A abordagem do autor foi bem diferente, ou pelo menos eu assim o senti. Enquanto no livro sobre o Paraguai o John viajava pelo país como se não houvesse amanhã, com belíssimas descrições de tudo e ainda mais das suas experiências pessoais com as muitas pessoas com quem se cruzava, neste aqui o balanço é perdido para longas abordagens à temática da Guerra Civil no Sri Lanka. Tudo o resto é um segundo plano onde se agrupam as vivências do autor durante a sua permanência, as suas observações da paisagem e do que é o Sri Lanka sem estabelecer relações com o efeito do conflito.

E foi assim que claramente fiquei decepcionado. Um volumoso livro que é mais um estudo sobre a guerra e as suas consequências do que sobre “viagens no Sri Lanka”. Dessas, espremido o sumo, fica muito pouco. A ausência de notas e apontamentos para me ajudar na minha própria exploração do país são significativas. Mas para quem se interesse sobre aquele aspecto da história recente do Sri Lanka, então este é um livro verdadeiramente imperdível.

E depois, há o factor tempo. É que a situação no país tem evoluído a boa velocidade e não só as tensões que John encontrou nas suas deambulações se encontram bem dissipadas nos dias que correm, como desde então a afluência de turistas tem mudado o Sri Lanka, especialmente no sul. Já não é o mesmo país, aquele sobre o qual lemos nestas páginas e aquele que encontramos. É a consequência da passagem do tempo que tanta lesão causa a muitos livros de viagem.

Li uma versão original, em inglês, e creio que a obra nunca foi publicada em Portugal.

About Ricardo Ribeiro

Comecei a cruzar o mundo já tarde, mas num espaço de tempo relativamente curto senti recuperado o atraso. Foram cerca de cinquenta países e muitas experiências, em apenas nove anos, quase todas narradas no blog Papaléguas. Mas esses escritos são apenas um diário de viagens. Senti que tinha mais a contar, que podia ensinar algo. E decidi iniciar um segundo blog. Se o primeiro pode ser definido como “de viagens”, este é “sobre viagens”.

Veja também...

Livros: Around the World in Eighty Days

O que creio ser a primeira incursão do actor e comediante britânico Michael Palin, num livro que complementa a produção da BBC na qual replica os passos do viajante imaginário Phileas Fogg na sua Volta ao Mundo em 80 Dias.

Livros: Oman: Under Arabian Skies

Um testemunho pessoal de alguém que se apaixonou pelo Omã e que ali viveu os melhores anos da sua vida, entre trabalho e expedições ao deserto, estabelecendo laços de amizade profundos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *