O aeroporto internacional do Belize, próximo de Belize City, reabrirá para voos de outros países a 15 de Agosto.

O país encontra-se numa situação complicada: oficialmente os números da pandemia são ali residuais, com apenas 24 casos e 2 óbitos numa população de cerca de 400 mil habitantes. Mas o seu mercado turístico está talhado para o mercado norte-americano, e os EUA são dos países onde a crise sanitária é mais grave.

Para piorar as coisas, os três estados dos EUA que mais contribuem para a chegada de turistas ao Belize são dos que estão em pior situação: Florida, Texas e California.

Em declarações à nação, Dean Oliver Barrow, primeiro-ministro do Belize, afirmou algo significativo que resume a situação, talvez não só no seu país mas também aplicável a muitos outros:

Dadas as circunstâncias, e com os especialistas a garantir que não existe fim à vista para o mar de problemas derivados do corona, pareceu irrelevante continuar a aguardar um momento mais favorável para o relançamento do turismo“.

As regras criadas são relativamente simples. Os visitantes deverão instalar e usar uma app desenvolvida pelas autoridades para rastrear os seus movimentos. Quem tiver um certificado médico emitido nas últimas 72 horas terá a entrada facilitada. Os outros deverão fazer um teste no aeroporto, às suas custas (o valor não foi ainda divulgado) e aguardar os resultados.

Os estrangeiros apenas poderão ficar em estabelecimentos hoteleiros aprovados. Não há data prevista para a reabertura das fronteiras terrestres do Belize.

As autoridades criaram um infograma muito bem conseguido com todas as condições e sequência de procedimentos. Se estiver interessado em visitar o Belize deverá consultar o website oficial em covid19.bz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui