O aeroporto de Viena instalou um laboratório junto aos seus terminais. Ali, poderá o viajante proceder a um teste de diagnóstico de COVID-19. Se for negativo poderá entrar imediatamente no país evitando o período de 14 dias de quarentena previsto para quem se apresentar nas fronteiras daquele país do centro da Europa.
Os resultados, disponíveis entre três a quatro horas, são comunicados as autoridades sanitárias que, nos casos positivos, accionam de imediato o protocolo para isolar e, se necessário, prestar cuidados hospitalares ao viajante infectado.
O passageiro receberá um certificado que poderá ser útil para o ajudar a prosseguir viagem. Além disso, as pessoas que deixem o país podem fazer o teste para obter o tal certificado.
Uma nota adicional: na Austria, se um passageiro estiver a regressar ao país depois de uma viagem de curta duração, até quatro dias, poderá apresentar o certificado obtido no momento da sua saída, que manterá validade. Por razões misteriosas, pois nada garante que não tenha sido infectado durante esses quatro dias.
Os testes custam 190 Euros e podem ser feitos por passageiros ou por qualquer pessoa que se desloque ao aeroporto para o efeito.