Num dia todo ele muito cinzento movimentei-me de Zurich para St Gallen, uma simpática cidade a nordeste da Suíça. Lá fiz a tal caminhada de quase dois quilómetros até à estação de comboios. Com calma, como calmo foi o despertar: o meu anfitrião em St Gallen estará em casa pelas 12:30 e não adianta chegar antes.

Como sempre, uma viagem pacífica até lá. Uma ligação na estação de comboios do aeroporto e depois seguir até St Gallen. E mais um par de quilómetros até à minha nova casa. Sem chuva, algum frio, céu bastante encoberto. Passo certo, rápido. E logo todo à campainha do Pascal.

A minha caminha para hoje

O apartamento é muito acolhedor, conversamos bastante, sinto uma boa ligação, apesar de superficial. Ele estará pouco tempo em casa, tem muito trabalho e mais ainda neste dia, que tem treino de futebol depois das horas de serviço.

O Pascal tem de sair. Deixa-me, com tudo muito organizado, super confortável. Tenho internet, tenho indicação da localização dos supermercados e de tudo o mais.

Passado uns minutos saio eu, disposto a partir em busca das maravilhas de St Gallen. A primeira paragem é no cemitério, cuja existência já conhecia através de um artigo que li num website dedicado à cidade e que tinha reparado localiza-se perto de casa.

Apesar de ser o maior cemitério de St Gallen é pequeno. Vê-se num instante. Está quase deserto. Mas consigo algumas imagens muito interessantes, cuja selecção se pode ver na galeria que se segue:

Aqui surgiu um percalço, uma vontade súbita de visitar a casa de banho que me fez regressar a casa, com o último troço em passo bem apressado. Mas correu bem e o assunto ficou despachado. Simplesmente perdi algum tempo.

Voltei a sair, desta vez direito ao centro. Passeei por ali mas com a luz assim, com o céu feito de opressivas nuvens baixas, o gosto pela descoberta atenua-se.

Explorei algumas ruas, dei com o amplo espaço onde se encontra a abadia de St Gallen, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Diz-se que a sua biblioteca, visitável, é das mais bonitas do mundo. Apesar de ser proibido recolher fotografias no interior, tinha planeado fazer a visita, mas acabou por não acontecer, simplesmente por falta de tempo. As últimas entradas são às 16:30 e cheguei depois dessa hora, repetindo-se a situação no dia seguinte.

Uma praça de St Gallen

Não fiz muito mais. Dirigi-me a casa descontraidamente, já um pouco cansado. Passei pelo supermercado, fiz boas compras e instalei-me para um serão com boa comida e um jogo de futebol para ver na TV: Portugal – Luxemburgo. Antes disso o Pascal passou por casa, para se preparar para o treino e para mais um bocado de conversa.

Este foi um dia um pouco morno, figurativamente falando. Gosto de St Gallen mas não com este tempo escuro.

Acenando à vitória

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui