A IndiGo decidiu suspender temporariamente os voos para Tbilisi, na Geórgia, Almaty, no Cazaquistão, Tashkent, no Uzbequistão, e Baku, no Azerbaijão, até ao dia 28 de janeiro.

Esta decisão surge como resposta ao agravamento das tensões militares no espaço aéreo do Irão. A situação levou também a companhia a introduzir escalas técnicas para reabastecimento noutros voos com destino à região da Comunidade dos Estados Independentes, segundo avançou o portal Aviacionline, parceiro do AEROIN.

Num comunicado publicado na rede social X, citado pelo jornal The Times of India, a empresa explicou que, face aos recentes acontecimentos envolvendo o Irão, optou por fazer ajustes preventivos na sua programação de voos, reforçando o seu compromisso contínuo com a segurança operacional.

A Air India encontra-se igualmente a reavaliar as suas ligações de longo curso. A companhia deixou de sobrevoar o território iraniano nas rotas com destino à Europa depois de um aviso emitido a 16 de janeiro pela Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação, que alertou para um nível elevado de risco para a aviação civil. Segundo a entidade europeia, os sistemas de defesa aérea do Irão estão em estado de alerta máximo perante a possibilidade de ações militares por parte dos Estados Unidos.

Perante este cenário, a maioria das companhias aéreas, incluindo a Air India, passou a desviar os seus voos através do espaço aéreo do Iraque, para manter as ligações com a Europa. A transportadora indiana indicou ainda que irá rever os seus planos de voo para a América do Norte assim que forem normalizadas as operações afetadas por uma forte tempestade de neve na costa leste dos Estados Unidos.

Subscrever o boletim semanal
às Sextas-feiras o resumo dos artigos publicados no
Cruzamundos na última semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui