A easyJet está a vender voos diretos de ida e volta de Lisboa ou do Porto para quatro ilhas de Cabo Verde – Sal, Boa Vista, São Vicente e Santiago, esta última com aterragem na cidade da Praia – desde 80 Euros. A tarifa mais baixa incluía apenas um item pequeno, que cabe debaixo do assento da frente, pelo que a mala de cabine e a mala de porão eram pagas à parte. Os melhores preços encontravam-se entre Novembro e Março, mas havia bons valores até Junho. Sendo voos diretos, a viagem dura cerca de 4 horas e 15 minutos a partir de Lisboa e cerca de 4 horas e 45 minutos a partir do Porto.
Exemplos:
- Lisboa – Sal – Lisboa
- Lisboa – Boa Vista – Lisboa
- Lisboa – Praia – Lisboa
- Lisboa – São Vicente – Lisboa
- Porto – Sal – Porto
- Porto – Boa Vista – Porto
- Porto – Praia – Porto
- Porto – São Vicente – Porto
Cabo Verde é um arquipélago de dez ilhas ao largo da costa ocidental de África, independente de Portugal desde 1975, e cada uma das quatro ilhas desta promoção tem personalidade própria. O Sal é a mais procurada para praia, com a extensa areia de Santa Maria e as salinas de Pedra de Lume, onde é possível flutuar numa antiga cratera de sal. A Boa Vista tem dunas, o deserto de Viana e algumas das praias mais selvagens do arquipélago, como a de Santa Mónica. São Vicente gira em torno de Mindelo, cidade da música e terra de Cesária Évora, com um Carnaval famoso em Fevereiro ou Março. Santiago, onde fica a capital Praia, é a ilha mais africana e a mais profunda culturalmente, com a Cidade Velha, classificada pela UNESCO, a pouca distância.
A melhor época para visitar vai de Novembro a Junho, quando chove muito pouco e as temperaturas rondam os 24 a 27 graus, com a água do mar mais fresca no Inverno. As chuvas concentram-se entre Agosto e Outubro. Nos meses de Inverno, o vento é frequente nas ilhas mais planas, como o Sal e a Boa Vista, e por vezes há alguma bruma de poeira vinda do Sara.
No Sal, o aeroporto fica na zona de Espargos, a cerca de 16 quilómetros de Santa Maria, e o táxi até lá demora entre 15 e 20 minutos e custa por volta de 15 Euros. Na Boa Vista, o aeroporto está a cerca de 5 quilómetros de Sal Rei, mas os táxis não abundam, pelo que convém combinar o transfer com antecedência. Na Praia e em Mindelo, os aeroportos ficam a poucos quilómetros do centro e há táxis à porta.
Note que nestas situações de oportunidades as coisas são muito dinâmicas e é comum que as condições apresentadas mudem rapidamente ou desapareçam. Isto deve-se a várias razões. Por vezes os preços muito baixos devem-se a erros humanos e são alterados rapidamente. Outras vezes são promoções que expiram ou simplesmente os lugares disponíveis a valores económicos esgotam-se.
