A Somália lançou um novo sistema de e-visto para turistas, que entrou em vigor no dia 1 de setembro de 2025, tornando obrigatória a solicitação online antes da chegada. Até então, visitantes podiam obter um visto de 30 dias na entrada em cinco aeroportos, incluindo o de Mogadíscio, mas isso deixou de ser permitido. Todos os viajantes agora devem a partir de agora realizar o pedido através da plataforma oficial evisa.gov.so.
Apesar dos avisos de órgãos como o FCDO britânico e o Departamento de Estado dos EUA, que continuam a desaconselhar viagens à Somália devido à instabilidade e aos ataques persistentes do grupo Al-Shabab, mais de 10 000 visitantes internacionais entraram no país em 2024 — um aumento de 50% em relação a 2023.
Essa novidade faz parte de uma estratégia mais ampla do governo somali para incentivar o turismo e investimentos. Em eventos como a ITB Berlim, foram promovidos aspectos como as praias intocadas, o rico património cultural e locais históricos como Laas Geel e Iskushuban com as suas esculturas rupestres e cascatas sazonais.