A cerca de 20 km de Luderitz encontramos Kolmanskop, uma antiga aldeia mineira, abandonada pelos seus originais habitantes, agora transformada em atracção turística. É um feliz caso de preservação de património histórico abandonado graças às receitas geradas pelo acesso de visitantes. Ainda propriedade da empresa mineira que explorou a extração de diamantes na região, Kolmanskop cumpre agora um papel diferente, proporcionando uma viagem ao passado, propondo a quem quer se se aventure por estas paragens uma experiência diferente.

O Início

Diz a tradição que tudo começou com um homem chamado Johnny Coleman, condutor de carroças de bois, que numa tempestade de areia abandonou o carro nas dunas junto à costa da Namíbia e foi deixando o seu nome à paisagem. Kolmanskop, o «morro de Coleman», haveria de nascer ali, num dos lugares mais improváveis para erguer uma cidade, entre o Atlântico gelado e o silêncio ardente do Namibe.

Mas não fosse aquele serão de 1908 e não estaríamos aqui a falar de Coleman: naquele dia Zacherias Lewala fazia uso da sua pá para remover a areia que ameaçava cobrir os carris dos caminhos de ferro. Subitamente reparou num brilhar estranho. Quanto mais fitava a escuridão que o rodeava mais intenso se tornava o luzeiro.

Tinha acabado de descobrir um campo de diamantes, rapidamente identificado pelo seu patrão alemão.

Ascensão e Queda

Seguiu-se a febre. Em poucos anos, a duna encheu-se de gente e de ambição. Em 1912 já a pequena mas próspera aldeia de Kolmanskop tinha ali nascido. Por essa altura produziam-se no local cerca de 11% dos diamantes do mundo, num total de um milhão de carats por ano.

Os alemães, decididos a fazer da miragem um lar, trouxeram consigo tudo o que a sua civilização sabia desejar: casas de linhas europeias, um casino, um salão de baile, um teatro, uma pista de bowling, uma padaria, um talho, uma fábrica de gelo e até um hospital que, segundo consta, estava equipado com a primeira máquina de raios X do hemisfério sul. Um comboio ligava a povoação ao porto, e a água, tão rara como os próprios diamantes, vinha de longe. Nas noites de gala, ouviam-se valsas onde hoje só se ouve o vento.

Foi o apogeu de uma riqueza quase irreal. Nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial, estas areias entregaram ao mundo uma parte considerável de todos os diamantes que então se lapidavam, e as famílias que ali viviam, umas centenas de europeus servidos por muitos trabalhadores africanos, habitavam um pequeno oásis de porcelana e cristal em pleno deserto.

Mas aquilo que o deserto dá com uma mão, tira com a outra. Com o fim da guerra, o território passou para a administração sul-africana, e nos anos 1920 as jazidas da superfície começaram a esgotar-se. Em 1928, descobriram-se pedras ainda mais abundantes mais a sul, junto ao rio Orange, e a gente de Kolmanskop partiu atrás da nova promessa, levando o que cabia nas malas e deixando o resto à mercê do tempo. A cidade foi-se esvaziando devagar, como uma sala depois da festa, até ficar deserta de vez em meados dos anos 1950.

Desde então, a areia retomou o que sempre foi seu. Entra pelas janelas, sobe pelas escadas, deita-se nos soalhos de madeira como uma maré lenta e dourada. As paredes de cores pálidas descascam, os papéis de parede desbotam em manchas de fantasma, e as portas batem ao ritmo do vento. Hoje, Kolmanskop é um museu a céu aberto, visitado por quem procura beleza na ruína, e uma lição silenciosa sobre a vaidade das fortunas: houve um tempo em que ali se acumulou uma riqueza espantosa, e a única coisa que ficou foi a paisagem que a engoliu.

Renascimento

Durante quase três décadas, Kolmanskop foi um segredo guardado pela areia. Depois da partida dos últimos habitantes, em meados dos anos 50, a povoação ficou à mercê do vento, e a entrada na área era proibida: a aldeia perdida ficava no Sperrgebiet, a «zona proibida» que as autoridades alemãs haviam decretado ainda nos primeiros tempos da febre dos diamantes, e que continuou vedada a quem não trabalhasse para as companhias mineiras.

Em 1980 a companhia que então explorava as jazidas da região, hoje conhecida como Namdeb, decidiu salvar do esquecimento alguns dos edifícios mais emblemáticos. Restauraram-se casas, abriu-se um pequeno museu, e Kolmanskop passou de ruína proibida a curiosidade patrimonial, aberta a quem quisesse ver de perto o que sobrava de um sonho. Foi um gesto de preservação, mas também uma forma de reconciliar a memória do lugar com aqueles que, durante décadas, só o conheciam de ouvir contar.

Seguiu-se um período mais discreto, em que os visitantes eram poucos e a vigilância, rigorosa. A mudança verdadeira veio com a viragem do século. Em 2002, uma empresa privada local, a Ghost Town Tours, recebeu a concessão para gerir a povoação como atração turística.

Hoje, Kolmanskop recebe dezenas de milhares de pessoas por ano. Há quem fale em cerca de 35 000, um número que alimenta a economia de Lüderitz e que, ao mesmo tempo, pesa sobre as paredes frágeis que o deserto já vinha a corroer. Estudos feitos por volta de 2010 apontaram uma deterioração visível em várias estruturas, e por isso existem limites anuais de visitantes e esforços de conservação. É um equilíbrio delicado: a cidade precisa de ser vista para ser lembrada, mas cada passo apressa-lhe o desaparecimento.

E assim se fechou uma ironia que o próprio lugar parece ter escrito. Os homens que ali chegaram vinham à procura de pedras brilhantes; os que chegam agora vêm à procura de luz, a luz oblíqua do fim da tarde que atravessa janelas sem vidros e doira o pó dos corredores. Os fotógrafos acampam à espera dela. Entram, mal respirando, em salas onde a areia sobe pelos degraus, e saem com a sensação de terem tocado numa coisa que não lhes pertence, mas que durante um instante os deixou entrar.

Explorar a Aldeia Mineira Hoje em Dia

O melhor é começar bem cedo, chegar antes de outros visitantes e sobretudo antes dos grupos organizados. Ao portão o guarda abre a cancela, direciona-nos para o edifício sede, um dos poucos que não se encontra abandonado.

Existe ali um pequeno museu, interessante, apresentado por um guia que conduzirá o grupo por outras partes da aldeia mineira. A tour está incluída no preço do bilhete mas não é obrigatória.

Para os amantes de urbex cirandar por aqueles traços do passado a solo será mais atractivo. E tanto que há a explorar! Que não restem dúvidas, isto é urbex apoiado, os edifícios estão votados a um abandono controlado. Apenas um se nota que se fez algo para o restaurar, mas a maioria está deixado à sua sorte, entregue ao tempo e aos elementos. Alguns estão a ser lentamente engolidos pelo mar de areia que rodeia Kolmanskop. O movimento das dunas é imparável e a pressão efectuada sobre as estruturas deixa os resultados à visa: a areia que invade salas, com uma acumulação mais evidente junto às janelas por onde entra. O efeito visual é surreal, convida a fotos e mais fotos, a cores, a preto e branco.

Os focos de interesse são numerosos. Pessoalmente o efeito da areia que se acumula no interior das habitações é o melhor. Mas as casas mais elevadas na colina, que não sofrem desse problema, são também uma delícia de visitar.

Para além do museu principal existe uma extensão noutro edifício, com objectos do quotidiano da aldeia que se recomenda. A sala de bowling é outra atracção que ficará na memória, encontrando-se no edifício onde se inicia a visita.

Se gosta destas coisas, prepare-se para passar a maior parte do dia por Kolmanskop. Há tantas perspectivas, tantos detalhes, tanta coisa a ver, que o par de horas que se imagina depressa se revela curto.

Uma palavra para o café restaurante do complexo, como quase tudo o que funciona encontra-se no edifício da administração e come-se bem e barato. A lasanha estava uma maravilha, se bem que estas coisas tendem a mudar com o tempo. Seja com uma refeição, com um snack ou apenas com uma bebida, é um excelente ponto para descansar depois da visita prolongada a Kolmanskop.

 

Kolmanskop: guia prático de visita

Como chegar: A povoação fica a cerca de 10 a 13 km de Lüderitz, na costa sul da Namíbia, e faz-se de carro em poucos minutos. Há parque de estacionamento vedado junto à entrada.

Horários: A página oficial refere abertura das 8:00 às 15:00 de segunda a sexta e até às 13:00 aos sábados, domingos e feriados.

Bilhetes: Podem-se comprar online, à porta ou em Lüderitz, no Desert Deli. O preço normal ronda os N$180 a N$230 por adulto, com visita guiada incluída (uma avaliação de junho de 2026 refere N$230), e as crianças pagam menos.

Licença de fotografia: Quem quiser fotografar ao nascer ou ao pôr do sol pode comprar a licença de fotógrafo amador, que dá acesso das 6h00 às 19h00 e custa cerca de N$330 a N$400. Deve ser comprada com pelo menos um dia de antecedência, e não se vende no próprio dia.

Visitas guiadas: Decorrem às 9h30 e às 11h00, de segunda a sábado, e às 10h00 aos domingos e feriados, em inglês e em alemão. Duram entre 45 e 60 minutos e partem do edifício principal, onde fica o café. Depois da visita podes explorar à vontade. Quem perder a visita pode usar o guia áudio gratuito na aplicação VoiceMap, disponível em várias línguas, incluindo francês, italiano, espanhol e russo.

Quanto tempo reservar: Cerca de duas horas chegam para uma visita normal. Os fotógrafos costumam querer duas a quatro. Ou mais, como foi o meu caso.

Regras a respeitar: Não são permitidos drones. Não se pode entrar entre o pôr e o nascer do sol, nem fotografar de noite. A licença só vale para a área de Kolmanskop, e quem ultrapassar os limites para a zona mineira pode ser alvo de processo judicial.

Nota de verificação: Preços e horários são os dados que mais mudam; confirma-os no site da Ghost Town Tours.

Subscrever o boletim semanal
às Sextas-feiras o resumo dos artigos publicados no
Cruzamundos na última semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui