Um dia sem história e sem fotografias. Foi gasto com a missão de me aproximar da fronteira com o Haiti. Acordei no Hostal Alegria, deixei-me estar um pouco a preparar a viagem, a mochila já pronta.

Chamei um Uber para me levar à Caribe Tours de Los Jardines. Queria comprar um bilhere para Dajabon, a pequena cidade dominicana que faz fronteira com o Haiti. Autocarro só às 14:00 e bilhetes só se vendem a partir das 13:30. Faltam três horas. Seca.

Mando vir outro Uber para visitar a Caribe Tours de Las Colinas, uma outra estação da empresa em Santiago. É dali que partem os autocarros directos para Cap Haitien, a outra hipótese para entrar no Haiti. Ou vou a solo desde Dajabon ou me entrego nas mãos da Caribe Tours que por um preço gordo me coloca em Cap Haitien sem mais preocupações. Mas só há uma partida diária e logo pela manhã.

Em Las Colinas não me sabem informar de nada. Para assuntos relacionados com a rota para o país vizinho há que ir lá cedo pela manhã, antes da partida do autocarro, quando está lá a pessoa encarregue dos assuntos internacionais.

Hesito por um momento… ficar mais um dia em Santiago e voltar ali no dia seguinte, desconhecendo as condições e sabendo que vou pagar umas dezenas de dólares pela viagem ou tentar ir já hoje para Dajabon e tratar do assunto sozinho? Opto pela segunda hipótese.

Novo Uber para Las Colinas. Um par de horas sentado na estação à espera, sem nada para fazer. Bilhete comprado. Reservo o quarto AirBnB que já estava escolhido. Vou para Dajabon.

A viagem é incrivelmente longa e desagradável. A paisagem agora é um pouco monótona. Chego já de noite. A May está à minha espera à saída do autocarro, com a Paula, a sua cadela simpática.

Ela é de Dajabon, é casada com um alemão que também ali vive. É carpinteiro. O seu inglês é perfeito, fala creoulo haitiano, francês, espanhol. Dá aulas de ingles na universidade local. E tem uma casinha muito recomendável. Foi uma excelente escolha.

Passamos o serão à conversa. Oferecem-me um belo jantar, bem regado com cerveja. Tenho hospitalidade e boa informação. Vou dormir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui